top of page

POST PIBJC

NOVEMBRO AZUL

'Meu querido amigo,

tenho pedido a Deus

que você vá bem em tudo

e que esteja com boa saúde,

assim como está bem espiritualmente.

3º João 1:2




O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).


Sintomas: Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são:

• dor óssea • dores ao urinar

• vontade de urinar com frequência;

• presença de sangue na urina e/ou no sêmen.


Fatores de risco: histórico familiar de câncer de próstata: pai, irmão e tio; raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer; obesidade.


Prevenção e tratamento: A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).


Fontes:

Agência Brasil de Saúde e Sociedade Brasileira de Urologia


bottom of page